Nascimento da Bioética

Caros alunos!
A nossa atividade da semana é elaborar um comentário sobre os acontecimentos que impulsionaram a criação do neologismo Bioética.
Bom Trabalho!
Maraíza.

31 comentários:

Luciano Alves Franco disse...

Bom dia caros colegas de turma.
A bioética surgiu a partir do momento em que a sociedade se viu diante dos valores humanos/científicos sendo colocados à prova. Momentos como a Segunda Guerra Mundial, experiências atômicas, manipulação genética e, em geral, um salto científico que não se pautava na humanidade e, sim, no capitalismo hegemônico são premissas para que exigia dos humanistas um pensamento, não meramente conjectural, mas sim científico.
Estou postando este comentário, mas posteriormente, devo complementá-lo.

Abraço a todos!

Luciano Alves Franco disse...

Conforme prometido, estou postando a segunda parte do meu comentário sobre Bioética.
Verifica-se que Bioética é um estudo que envolve biologia, medicina, filosofia (ética) e também direito e que procura observar as condições essenciais para uma administração em prol da conservação da vida humana, animal, bem como de responsabilidade ambiental. Assuntos como fertilização in vitro, aborto, Clonagem, eutanásia, Transgênicos e pesquisas com células tronco além, claro, das responsabilidades dos pesquisadores em suas pesquisas.
Portanto, o termo Bioética construiu-se a partir do conflito moral nas áreas da saúde e doença dos humanos, e ainda, abrando também, os animais não-humanos.
Caros amigos, essencialmente, o que vislumbro sobre neologia da Bioética é isso. Estarei de olho nas opiniões que serão postadas pelos colegas.

Ótima tarde a todos!

Nataniellen Leal Brito, discente do 5° Período de Biomedicina. disse...

TORTURA DE PESSOAS EM ÁGUA GELADA/HIPOTERMIA
Como a Professora Maraíza falou na última aula, durante a Segunda Guerra Mundial pessoas inocentes eram submetidas a vários tipos de torturas.Uma delas foi a "Câmara da Tortura", que nada mais é do que a imersão de pessoas em água gelada,causando HIPOTERMIA.
As experiências de congelamento foram conduzidas nos campos de concentração pelo alto comando Nazi e dividida em duas partes:
1°estabelecer quanto tempo demoraria a temperatura do corpo a baixar até se dar a morte;
2°segundo: descobrir a melhor forma de tentar reanimar a pessoa.
As vítimas na sua maioria eram colocadas em reservatório cheio de água gelada ou simplesmente deixadas nuas durante a noite no exterior com temperaturas abaixo de zero,onde gritavam de dor enquanto o seu corpo começava a congelar.


Vejam a pesquisa com mais detalhes e outros tipos de torturas neste site:
http://tortura.wordpress.com/category/tortura-na-segunda-guerra-mundial/

Nataniellen Leal disse...

Se alguém quiser conhecer um poco mais da história da bioética,visite essa página e confira.

http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a20v57n5.pdf

Bruno Martins disse...

Como visto, na década de 70, o termo "bioética" foi criado, para de certa forma "ilustrar" as discussões existentes na época, sobre o desenvolvimento tecnológico (ou biotecnológico) e suas implicações no campo social.
O embasamento das diretrizes filosóficas que deram origem a essa área, começaram a se consolidar após a teagédia do holocausto e da 2ª guerra.
Desde então o termo vem sendo aplicado pra discutir questões éticas nos campos médicos e biomédicos, afim de propor limites e sugestões quando os problemas discutidos estão ligados diretamente a "manipulação da vida".
A participação de orgãos importantes como a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) reflete a seriedade e a amplitude (internacional) destas discussoes.

Anônimo disse...

Jaqueline Almeida Costa

BIOÉTICA: UM TEXTO INTRODUTÓRIO
A Bioética tem como objetivo a moral,e, portanto, possui uma característica fundamental que é a variabilidade cultural e temporal.
O neologismo bioética foi criado em 1971 por Van
Rensselaer Potter, devido a vários acontecimentos que foram considerados crimes contra a humanidade. Um dos mais marcantes, foi os horrores praticados com judeus em nome do conhecimento científico, através de experimentações de substâncias no organismo humano, manipulações genéticas e mutilações que passaram a ser denunciados logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A Bioética, portanto, surgiu a partir de questões médicas e biomédicas, exclusivamente com seres humanos, mas assume, hoje, um caráter de ética para a vida das espécies e para a própria sobrevivência do planeta.

Keile Gomes disse...

Diante do questionamento feito por Potter "Que tipo de futuro teremos?", é que se percebe a importância da criação dos pensamentos da bioética, pois nessa época estava sendo perdido o respeito e a compreensão aos conceitos reais da vida, devido as grandes descobertas que talvez levariam a ineficácia dos seus resultados, causando grande mal a população.A existência da bioética une grandes conceitos para a procura de varias respostas sobre dilemas ainda não solucionados frente a ciência humana e coloca-se em uma continua busca da sabedoria critica para as condições de preservação da vida.


NUNES,Cássia Regina Rodrigues;NUNES,Amauri Porto.Bioética. Revista Brasileira de Enfermagem.Brasília, 2004.

Ana Karolina disse...

Desde remotos 1927, já se falava em Bioética, onde obrigações éticas eram não somente relacionadas a seres humanos, mas sim a todos seres vivos. Em 1970 surge então Potter caracterizando-a como a ciência da sobrevivência. No mesmo ano André Hellegers utilizou este termo uma vez que eram feitos estudos na área de reprodução humana. Em 1980 Potter então redefiniu –a então como “ a nova ciência ética” onde a humildade, responsabilidade e a competência interdisciplinar, intercultural, relacionam-se com finalidade de potencializar assim o senso de humanidade.
Sendo assim já não se fala mais em ética sem que seja levado em conta riscos,e benefícios . Mediante a todos estes feitos a Bioética atualmente tem seu foco correlacionando a ética profissional, onde Robert Veatch define como “ realização de uma reflexão disciplinada das instituições morais e das escolhas morais que as pessoas fazem”; a Humildade enfatizando assim o caráter pessoal; a Responsabilidade não só com seres humanos mas também com tudo que o rodeia; a Competência interdisciplinar a qual engloba profissionais trabalhando em grupo; a Competência Intercultural onde é reconhecido a humildade, a tolerância entre diferentes grupos culturais e o Sendo de Humanidade onde não se visa somente interesses próprios. Vários foram os eventos ocorridos até que chegássemos ao conceito Bioética, pessoas foram sacrificadas em horrendos rituais, onde o que se tinha era o interesse pessoal. Atualmente ainda há muito que se discutir pois a cada dia surgem novas técnicas. Portando, observa-se que todos os respectivos procedimentos realizados devem ser levados em conta todos os aspectos gerais, uma vez que estes podem modificar e/ou afetar todo ecossistema.
GOLDIM. José Roberto. BIOÉTICA: ORIGENS E COMPLEXIDADE. Rev.HCPA2006;26(2):86-92

Josiléia de Oliveira disse...

Nos tempos mais remotos os filósofos tinham sobretudo interesse “meta-ética” (estudo da linguagem moral) ou, no máximo, na “ética normativa” (estudo das várias teorias normativas), no decorrer dos anos foi se acentuado o interesse para com as questões práticas. Esse interesse e alguns acontecimentos foram o que impulsionaram o surgimento da Bioética. A bioética como a conhecemos hoje nasceu nos Estados Unidos entre o final dos anos 1960 e o começo dos anos 1970, quando uma série de fatores históricoculturais foram surgindo, como: o transplante do coração (1967); os problemas levantados pela impossibilidade de generalizar a diálise; assim como questões mais gerais como aquelas relativas à desobediência civil dos jovens.
Então, ela se apresenta como uma tentativa de apreender e compreender o verdadeiro significado do novo, capacitando-nos a uma possível adaptação. Além disso, permite expressar o nosso pensamento ético, o que nos possibilita encontrar consensos de qual será o comportamento moral mais adequado frente a uma determinada questão.

A BIOÉTICA:SUA NATUREZA E HISTÓRIA
Maurizio Mori

Bruna Ribeiro disse...

Fatos como, o comitê em Seattle, cuja finalidade era selecionar pacientes para um programa de hemodiálise crônica, onde se determinavam critérios de escolha dos pacientes que receberiam o tratamento, e ainda, em 1967 quando o Dr. Christian Barnard transplantou um coração humano de uma pessoa falecida para um paciente cardiopata em fase terminal, marcaram a preocupação em torno dos valores humanos a partir do desenfreado desenvolvimento científico; representando, portanto, o surgimento da Bioética.
O neologismo Bioética foi introduzido na década de 70, pelo oncologista norte-americano Van Rensselaer Potter, que utilizou esse termo em seu livro Biothics, bridge to the future, que é considerado como marco referencial do nascimento da Bioética.

BIODIREITO E CONSTITUIÇÃO
Jussara Maria Leal de Meirelles

Anônimo disse...

Vanessa Borella
"A Bioética estuda os avanços recentes da ciência em função, sobretudo, da pessoa humana. A referência central é o ser humano, especialmente considerado em dois momentos básicos: nascimento e a morte, fica claro que a pessoa é o tema central da Bioética"(PESSINI; BARCHIFONTAINE, 2000). As discussões sobre ética que diz reseito a pesquisas com seres humanos são sempre rodeadas de muitas dúvidas, inúmeras possibilidades de respostas e poucas certezas. Os conflitos econômicos, transformados em guerras mundiais e a participação da Ciência e dos cientistas nestes processos foram decisivos. O período da segunda Guerra Mundial foi utilizado como uma espécie de laboratório para a destruição de seres humanos como formas de extermínio sistemático em grande escala de civis e em projetos de pesquisa conduzidos graças ao desrespeito, humilhação, mutilação e morte dos prisioneiros pesquisados. Pode-se ter, como marco fundamental, o Código de Nuremberg, de 1947, criado a partir da reação às experiências médicas, envolvendo humanos, realizadas sob o Nacional-Socialismo. No entanto, no Brasil ainda se discute muito acerca de procedimentos éticos os quais utilizam seres humanos para realização de testes. Contudo não é aceitável, a utilização da pessoa, para experimentos e tratamentos experimentais. Mas, como algumas vezes é necessária a participação do homem, há em jogo outros princípios , como o direito a liberdade, o direito à vida.
Referência: Art.
Ética x Direitos Fundamentais Pesquisas e tratamentos experimentais em seres humanos Ana Carolina Peduti Abujamra e Taís Nader Marta

Anônimo disse...

MARCOS ANTONIO
A Bioetica começou a ser discutida no séc.XX,tendo como representanteo Van R.Potter,André Hellegens e Robert Veatch,que apos verificar verdadeira brutalidades exercidas em pessoas em mome da pesquisas viram a necessidade de promover uma resposta do campo Ètico às questões apresentadas pelo desenvolvimento científico tecnológico nas áreas das ciências, em especial nas ciências biomédicas, tratando de questões tais como clonagem, aborto, eutanásia, transplantes, biossegurança, entre outras.Tendo a bioética um paradigma antropológico- moral o valor supremo da pessoa: sua dignidade, vida, liberdade, autonomia.
OBS:A resolução 196/96 do CNS integra ao ordenamento jurídico brasileiro os princípios bioéticos internacionalmente consagrados: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça....

bibliografia:BERNARD, J. Princípios que Governam a Bioética. In: BERNARD, J. A Bioética. São Paulo: Ática. 1998. p. 69-82.

CLOTET, J. Por que Bioética? In: Bioética, uma aproximação. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2003. p. 15-26

Anônimo disse...

Vinícius Machado

A bioética seria um "sub-ramo da ética", buscando re-significar as velhas questões humanas a partir dos fatos novos produzidos pela genética e biotecnologia (clonagem, transgênicos, suplementos hormonais, próteses, células-tronco, interfaces neurais, etc). Na verdade, se abandonarmos a metáfora da "árvore do conhecimento" e seus "sub-ramos", chegaremos à conclusão de que bioética é, na verdade, ética - num mundo cheio de "novidades biológicas".
Bibliografia:BERNARD, J. Princípios que Governam a Bioética. In: BERNARD, J. A Bioética. São Paulo: Ática. 1998

Fernando Henrique Costa disse...

Bioética e o estudo que colocas parâmetros em atividades relacionadas a ciência, levando em consideração a conservação da vida humana. O termo bioética foi criado por Van Rensselaer Potter, graças à 2º Guerra Mundial, onde nazistas faziam experiências com cobaias humanas dizendo ser em prol da ciência. Essas experiências eram feitas em campos de concentração, e as cobaias eram os judeus da época, que eram submetidos a testes como enforcamento, para saber quanto tempo o ser humano fica vivo com a falta de ar, afogamentos para saber quanto tempo o ser humano agüenta debaixo d’água entre outros tipos de tortura.
A bioetica hoje tem como princípio geral, avaliar o impacto geral que será realizado pela pesquisa que esta sendo feita, a fim de evitar danos a humanidade, ou ao meio em que vivemos, valorizando sempre o principal direito que nós temos: O DIREITO A VIDA

Bibliografia: A BIOÉTICA:SUA NATUREZA E HISTÓRIA

Odete gomes disse...

A prática de atrocidades em nome de uma ciência e tecnológia que se mostrava desprovida de qualquer limite ou compromisso para com os seres humanos,levou a necessidade da construção do neologismo "bioética",essas práticas se evidenciaram de maneira contundente principalmente por ocasião do holocausto aos judeus que acabou por dar início a deflagração a segunda Gerra Mundial.
Dessa maneira a Bioética pode ser definida como o estudo sistemático das dimensões morais,incluindo:visão,decisão,conduta e normas morais das ciências da vida e do cuidado da saúde,utilizando uma variedade de métodologias éticas num contexto interdiciplinar (Encyclopedia of bioethics, 2ª edição, vol.1) De uma forma simples e objetiva por tanto pode-se classificar a Bioética como ética aplicada a vida.
FUNDAMENTOS CONTITUCIONAIS DA BIOÈTICA
Maria Rafaela Junqueira,Bruno Rodrigues.

Athila Vinícius Cruvinel - Discente do 5° Período de Biomedicina disse...

A Bioética é, hoje um assunto que perpassa todos os níveis da vida e nos setores mais distintos de nossa sociedade, como a aréa de saúde, por isso, faz parte do nosso dia a dia, e a sua reflexão começa a interferir sempre mais em nossas vidas.
Os grandes problemas da humanidade de hoje, mesmo sem rejeitar a grande contribuição que a ciência e a tecnologia trazem para superar as condições de miséria e de deficiência dos diferentes gêneros, só serão resolvidos com a reconstrução da comunhão humana em todos os níveis, por isso a Ética é importante, pois sem ela, não é possível ter disciplina nas coisas que fazemos, além do mais que muitas outras pessoas iam estar colaborando ou mechendo em questões que as vezes não são legais e muitas pessoas aindam não entendem o porque de tal estudo.

Referências.

BARCHIFONTAINE, Christian de Paul; PESSINI, Leo. BIOÉTICA: ALGUNS DESAFIOS. Coleção Bioética em Perspectiva 1. 2ed. São Paulo: Loyola, 2001.
BARCHIFONTAINE, Christian de Paul. BIOÉTICA E INÍCIO DA VIDA: ALGUNS DESAFIOS.São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2004.

Rogerio Martins disse...

O homem com sua capacidade de julgamento e poder de destruiçao vem a todo momento se corrompendo perante seus principios éticos que deveriam ser de presdervação da natureza e de seus recursos sustentaveis. tomar a iniciativa de preserveçao do meio ambiente é papel de cada um, sendo necessário entender que fazemos parte de uma sociedade e que cada ser é importante dentro dela e necessita de um ambiente com recursos indispensaveis para sobrevivencia. A ética ambiental nos remete a uma ética da responsabilidade onde todos somos responsáveis por nossas ações e suas conseqüências diretas e indiretas, quebrando esses principios eticos estamos sendo egoistas e individualistas deixando como herança para as futuras gerações um mundo cada vez menos digno de se viver.
Destruir os recursos naturais é causar a sua própria destruição!!!

Cylesia Faria disse...

Um dos principais acontecimentos que deu força para a criação da Bioética foi a maneira de como os prisioneiros na 2ª Guerra Mundial eram tratados (ex: usados como cobaias na área de saúde).
Daí então levou as pessoas a pensarem e criarem a Bioética para uma melhoria na visão e conduta com a saúde e com a vida dos homens, dos animais e das plantas.

Referência:
http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/6452/A_Historia_da_Bioetica_no_Mundo

Anônimo disse...

Liliane Fonseca dos Santos

"Quando nos inserimos no campo da saúde, estamos no universo de valores, onde se colocam questões fundamentais nos registros da ética e da política. ''

A Bioética surgiu quando a ciência estava cada vez mais ''racional-operacional''. Depois da Segunda Guerra Mundial e dos experimentos que na mesma foram realizados, surgiram os questionamentos de até onde a Ciência poderia ir, sem entrar em conflito com a Ética, começou-se a perceber que não existia mais o termo ''tudo em nome da Ciência''.


Referência:
http://portalteses.icict.fiocruz.br/transf.php?id=00001902&lng=pt&nrm=iso&script=thes_chap

Érika Maria Peres Bonatti disse...

A expressão bioética deriva-se das palavras Gregasbios(vida) e ethike(ética), definida como o estudo da moral, incluindo visão, decisão, conduta e normas morais, da ciência da vida e do cuidado da saúde.
A bioética começou a ser discutida no inicio da década de70 juntamente com as nítidas possibilidades trazidas pela revolução da biologia molecular e os impactos que o mau uso dessas descobertas poderiam causar na humanidade,procurando-se criar mecanismos para impediresse mau uso.
A bioética evolui e sofreu inclusões conceituais com o passar de trinta anos, hoje é um ramo ou um capo da filosofia, em particular da ética,multi e transdisciplinarque discute e ajuda a regimentarprincípios éticos, principalmenteem diretrizes de proteção a todo sujeito envolvido no desenvolvimento de pesquisas, seja ele vegetal, animal ou humano.
Um exemplo da falta de justiça ocorreu nos Estados Unidos, nos anos 40, o estudo da sífilisde Tuskegee utilizou negros de áreas rurais, em estado social e economicamente desvantajosa, para estudar o desenvolvimento da sífilis ao se abandonar o tratamento, uma enfermidade que não era exclusiva dessa população. Privou-se esses sujeitos de tratamento já demonstrado eficaz a fim de que o projeto não fosse interrompido, e isso muito tempo depois que esse tratamento era uma pratica generalizada.
Referencia – Pessini, L; Barchifontaine, C. P – Problemas atuais da bioética –7. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Edição Layola, 2005.

Josiane Noronha disse...

O termo bioética apareceu pela primeira vez no início dos anos 70, aplicado por Van Rensselaer Potter com o avanço das pesquisas genéticas. Bioética é a combinação de conhecimentos biológicos e valores humano e indica um conjunto de pesquisas e práticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e refletir acerca das soluções para questões éticas provocadas principalmente pelo avanço das tecnociências biomédica. Um exemplo desse avanço é a inseminação artificial, que possibilita “barrigas de aluguel”. Até que ponto é ético uma mulher alugar seu útero? Quem é finalmente a mãe em um caso como este? Que implicações isto poderá ter para a criança no futuro? Aí estão alguns questionamentos para a turma. Dêem uma olhada neste site que relata sobre o tema.
http://veja.abril.com.br/070508/p_140.shtml
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=9731

RAMONE disse...

''O que você não quer que lhe façam,não faça aos outros. Ou em termos positivos: O que você quer que lhe façam, faça aos outros.''

Autor: desconhecido.

Nataniellen Leal disse...

ÉTICA APLICADA À PESQUISA EM SAÚDE

No Brasil, os aspectos éticos envolvidos em atividades de pesquisa que envolvam seres humanos estão regulados pelas Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos, através da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, estabelecida em outubro de 1996. Estas Diretrizes foram detalhadas para pesquisas envolvendo novos fármacos, medicamento, vacinas e testes diagnósticos através de uma outra resolução ( 251/97), de agosto de 1997. Novas resoluções estão sendo elaboradas para tratar de outras áreas temáticas especiais.
O objetivo maior da avaliação ética de projetos de pesquisa é garantir três princípios básicos: a beneficência, o respeito à pessoa e a justiça. Nesta garantia devem ser incluídas todas as pessoas que possam vir a ter alguma relação com a pesquisa, seja o sujeito da pesquisa, o pesquisador, o trabalhador das áreas onde a mesma se desenvolve e, em última análise, a sociedade como um todo.
A avaliação ética de um projeto de pesquisa na área da saúde baseia-se, pelo menos, em quatro pontos fundamentais: na qualificação da equipe de pesquisadores e do próprio projeto; na avaliação da relação risco-benefício; no consentimento informado e na avaliação prévia por um Comitê de Ética.

Rogerio Martins disse...

a igreja apresenta doutrinas e normas que de certa forma procuram trazer um conforto moral em busca da etica pessoal, barrando principalmente a questao de que nenhum ser humano pode decidir sobre a vida de outro, pondo sempre argumentos contrarios e fortes quando o assunto é a eutanasia ou o aborto. mas é como disse Einstein a religiao sem a ciencia é cega.

Érika Maria Peres Bonatti disse...

As religiões podem dar as pessoas uma norma superior de consciência, aquele imperativo categórico tão importante para a sociedade de hoje. Em todas as grandes religiões existe uma espécie de “regra de ouro”, totalmente aplicável diante as situações mais complexas que as pessoas e comunidades devem enfrentar. Eis algumas de suas varias versões: Em Confúcio: “O que não desejas para ti, também não faças aos outros”; no judaísmo: “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”; com Jesus de Nazaré: “O que quereis que os outros vos façam, fazei também vós a eles”; no budismo: “Um estado que não é agradável ou prazeroso para mim não o será para o outro; e como posso impor ao outro um estado que não é agradável ou prazeroso para mim?” Essa regra de ouro poderia opor-se a uma crua “ética” de resultados e também não é simplesmente uma “ética” de boas intenções, que não percebe a realidade. Poderia sim ser o centro de uma ética de responsabilidade que leva em consideração as consequências de nossas ações e/ou omissões.
Referencia – Pessini, L; Barchifontaine, C. P – Problemas atuais da bioética – 7. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Edição Layola, 2005.

Bruna Ribeiro disse...

Não há como separar os conceitos que regem a Bioética das crenças e religiões predominantes na sociedade. Mudar essa posição é quase impossível e desnecessário. O debate religioso deve estar integrado aos estudos da Bioética, não só porque as religiões influenciam diretamente nos parâmetros da sociedade, mas porque essa temática ajuda na permanência de determinados valores.
Talvez a incógnita maior estivesse em acharmos um “meio termo” para a questão da Bioética ou “ética da vida”. Pois, apesar de todo o desenvolvimento científico, ainda não está claro para entrarmos num consenso comum de quando começa a vida e qual é a sua especificidade.

BIOÉTICA E RELIGIÃO: As idéias do filósofo Peter Singer e os ideais defendidos pela Religião

Guilherme Lucas Santos disse...

Bioética e Religião
Um assunto que tem tudo haver com bioética e religião é a proibição da ceita Testemunha de Jeová para a transfusão sanguinea, não sendo uma religião e sim uma ceita. Mas apesar da previsão constitucional acerca do direito à crença, nenhum direito é absoluto. “A ninguém é dado o direito de dispor da vida, de modo que o direito à liberdade religiosa não pode sobrepor ao direito à vida, constituindo dever de todos preservá-la.

Luciano disse...

Para que eu comente sobre Religião e Ciência, primeiramente devemos nos despir de todos os preconceitos que subjetivam um comentário imparcial; secundariamente, devemos observar a(s) religião(ões) com uma ótica científica e humanista.
Considerando as alegações supracitadas, todo ser é munido de consciência e de crenças. O livre arbítrio, próprio do ser humano consciente, deve ser respeitado.
Muitos cientistas são religiosos, fato que buscam incorporar suas pesquisas às convicções religiosas;
Outros são céticos, contudo, buscam incorporar suas pesquisas às convicções humanistas.
Tanto um como outro se sobrepesam e são essenciais para a dinâmica da ciência e sua evolução, sempre respeitando o foco central da existência das coisas: o ser humano.

Ana Luiza Diniz disse...

Tornam-se visíveis os recentes avanços da Ciência e da Tecnologia e as
notáveis transformações sociais resultantes destas conquistas. Naturalmente, o
impacto das inovações científicas e tecnológicas tem sido objeto de debate
tanto pelo seu potencial de danos, como, também, pelas suas implicações
éticas e sociais.
Mas, o debate se torna particularmente acirrado quando se avalia o
sentido e as implicações de tais avanços frente aos desafios e dificuldades
para criar um mundo sem exploração, sem opressão e que tenha como pré-
requisitos a garantia de direitos humanos e a defesa da dignidade humana. É
inevitável questionarmos se avançamos em direção ao futuro que nos
interessa, considerando todas essas mudanças. Quais as repercussões da
ação humana que transforma e causa sérios impactos ao ambiente? Toda a
sociedade deve estabelecer limites para a atividade científica? Que desafios
enfrentaremos? Enfim, o mundo será melhor ou pior?

Karla Cristina Dias disse...

O que se convenciona chamar de “bioética” possui moldura conceitual de longa tradição no

pensamento ocidental. Dos gregos até nossos dias, passando por escolas, credos e programas, o agir

humano não apenas é percebido, constatado e descrito, mas também comparado, apreciado e avaliado

positiva ou negativamente pelo respectivo agente e seus pares. Dentro de tal quadro macroanalítico, a

bioética chama atenção por suas narrativas épico-fundacionais, em busca do resgate da vulnerabilidade

humana, quando não está ostensivamente engajada em favor de massas discriminadas, grupos oprimidos

e indivíduos vulneráveis ou desamparados.

Enquanto disciplina, a bioética faz parte de uma tradição acadêmica de linguajares, argumentos,
termos e conceitos organizados em ética geral e ética aplicada.

BIOÉTICA disse...

Parabéns pelo comentário! Acredito que a valorização da ética foi plantada em vocês. Apartir de agora a bioética deve ser cultivada a cada momneto da vida profissional de vocês, pois assim, teremos profissionais humanizados e sensatos. Sejam um verdadeiro BIOMEDICO.
Maraíza.

Postar um comentário