CAROS AMIGOS!

O nosso blog já está ativo!
Estamos aguardando os primeiros comentários assim que a Professora postar o primeiro assunto.
Qualquer sugestão, poderão entrar em contato pelo e-mail: xbioetica@gmail.com

Obrigado!

21 comentários:

Anônimo disse...

Vamos fazer esse blog um meio ágil de comunicação! Parabéns, Maraíza, pela idéia...

Anônimo disse...

Caros Alunos!
A atividade será uma pesquisa e com possíveis discussões sobre os principais acontecimentos no mundo que impulsionaram a criação do neologismo Bioética.Não esqueçam das referências.
Bom Trabalho.
Maraíza

athila vinicius disse...

jsisrjii

Cyl�sia Faria disse...

Muito legal a ideia do blog.

Érika Maria Peres Bonatti disse...

Muito legal essa idéia...

Ana Keile disse...

Vamos lá Biomedicina V! É a Bioética..ética em respeito à vida...
POR>: Karol e keile

Anônimo disse...

O blog deveria se xamar blog do Luciano e do Fernando... só tem a cara deles.... :P

Anônimo disse...

O Blog deveria xamar blog do luciano e do fernando... só tem a cara deles :P

Nataniellen Leal Brito, discente do 5° Período de Biomedicina. disse...

TORTURA DE PESSOAS EM ÁGUA GELADA/HIPOTERMIA
Como a Professora Maraíza falou na última aula, durante a Segunda Guerra Mundial pessoas inocentes eram submetidas a vários tipos de torturas.Uma delas foi a "Câmara da Tortura", que nada mais é do que a imersão de pessoas em água gelada,causando HIPOTERMIA.
As experiências de congelamento foram conduzidas nos campos de concentração pelo alto comando Nazi e dividida em duas partes:
1°estabelecer quanto tempo demoraria a temperatura do corpo a baixar até se dar a morte;
2°segundo: descobrir a melhor forma de tentar reanimar a pessoa.
As vítimas na sua maioria eram colocadas em reservatório cheio de água gelada ou simplesmente deixadas nuas durante a noite no exterior com temperaturas abaixo de zero,onde gritavam de dor enquanto o seu corpo começava a congelar.


Vejam a pesquisa com mais detalhes e outros tipos de torturas neste site:
http://tortura.wordpress.com/category/tortura-na-segunda-guerra-mundial/

RAMONE disse...

Em principio a todos os pensamentos absurdos de que Hitler era apenas um louco que odiava os judeus, tem-se a considerar que todos têm uma história para contar sendo ela boa ou ruim. Antes de se tornar um tirano, Hitler queria ser pintor, tentou entrar na escola de pintura duas vezes mais foi reprovado. E sua revolta maior foi depois de ter perdido seus pais. O que claro não justifica seus atos tenebrosos de querer exterminar todos os judeus do mundo, o que não se entende até hoje o porquê do ódio e preconceito terrível dos nazistas contra essas pessoas. Foram executados cerca de três milhões de judeus, com a ascensão de Hitler ao poder. Onde os atos de violência contra os judeus se tornaram política de estado, eles foram proibidos de praticar a medicina, a advocacia e também de ocupar cargos públicos. Foi criado também o serviço para solução do problema judeu, que se dedicava a exterminação dos judeus por meio de deportação para campos de concentração onde estes eram torturados, humilhados, castigados e usados como testes para experimento ilegais e de todos os tipos.Considero a história dos judeus uma luta de honha e brvura.




http://livraria.folha.com.br/catalogo/1155824/hitler

RAMONE disse...

''O homem, quando ético, é o melhor dos animais;mas, separado da lei e da justiça, é o pior de todos.''

Aristóteles

Ramone Soares disse...

No final da segunda guerra mundial,a opinião pública se encontrava muito sensibilizada,devido aos monstruosos abusos na época nazista. Em torno de 80 a 100 mil pessoas foram mortas durante a época da tirania de Adolf Hitler, que começou executando os deficientes fisicos e mentais,com uso de droga e/ou injeção letal, acabando por ser também uma forma de eliminar pessoas qualificadas como inimigos politicos.

Problemas atuais de Bioética/Leocir Pessini,Christian de Paul de Barchifontaine.-7.ed.São Paulo.Edições Loyola,2005.

Nayara Benetti disse...

Um dos acontecimentos que marcou o nascimento da bióetica foi a conferência em Setembro de 1992, onde teriam que "decidir quem vivia e quem morria" onde o objetivo era escolher pacientes para o programa de hemodiálise, mas este programa não teria capacidade para atender todos os pacientes necessitados. Diante disso a solução na época seria escolher os que iriam ganhar a tecnologia salvadora da vida. Qual séra os critérios para escolha nesse momento? Finanças ou contribuições passadas e futuras? E quem deverá estabelecer esses critérios? Os médicos não eram, pois naquela época eles eram impróprios, então pessoas leigas? Só depois disso que surgiu interesse das pessoas para discursões médicas e assim criaram uma literatura sobre o problema. Onde a solução foi bem radical, os médicos deram esse poder a pessoas leigas para decidir a respeito de aprovação de um determinado tratamento médico. Então um direito apenas do médico foi reservado a um representante da comunidade. E assim o nascimento da bióetica foi dito como o acontecimento mais fascinate da história.

Problemas atuais de Bioética/Leocir Pessini,Christian de Paul de Barchifontaine.-7.ed.São Paulo.Edições Loyola,2005

Tatiane dos Reis Assis disse...

O neologismo bioética foi criado nos anos 70 com objetivo de incentivar a reflexão pública e profissional em questões pelas quais depende a vida, além de futuras implicações dos rápidos avanços nas ciências da vida em relação a pontecias modificações de uma natureza humana diferenciável.
A palavra surgiu, portanto para englobar os problemas relacionados aos valores que surgem em todas as profissões de saúde, inclusive nas afins, além das questões sociais.

Problemas atuais de Bioética/Leocir Pessini,Christian de Paul de Barchifontaine.-7.ed.São Paulo.Edições Loyola,2005

BIOÉTICA disse...

Parabéns pelos comentários! Sobre o que foi comentado da segunda guerra mundial, elabore um comentário sobre a necessidade de sacrificar a vida humana para fins de pesquisa.
Abraços!
Maraíza

Jaqueline Almeida disse...

Com os avanços científicos e tecnológicos, enfermidades que antes eram intratáveis ou incuráveis ou lesões até então tidas como irreversíveis passam a ter a promessa dos estudos referentes à terapêutica utilizando células-tronco embrionárias.
Mas aí entra a questão ética, moral e religiosa, pois para conseguir essas células-troncos é preciso sacricificar um embrião, uma vida.
Por lei, não é permitido criar embriões para fins científicos. Devido a isso, utiliza-se embriões que por algum motivo foram descartados nas clínicas de fertilização, e que somente são utilizados os embriões que se encontram congelados há um tempo determinado, quando o seu uso passa a não ser adequado para fertilização, já que a viabilidade do embrião após ser implantado no útero diminui com o tempo de congelamento deste.
Porém, nesse sentido surgem debates quanto à viabilidade dos embriões congelados e se há possibilidade dos mesmos, quando implantados no útero, desenvolverem-se normalmente apesar do tempo de congelamento.

Vale a pena pensar: Será que podemos matar uma vida para salvar outra?

As pesquisas envolvendo células-tronco: Embates e perspectivas no campo da ciência e do Direito

Danieli Veleda Moura

Nayara Benetti disse...

A ciência e religião foram vistas como
contraditórias. Viviam sobre conflito. Mas uma crescente abertura trouxe um novo nível de diálogos entre as duas. Devido que na análise, a religião, o conhecimento da ciência e a arte da medicina são indispensáveis entre si e para um futuro sustentável. Para isso as instituições de ciência e medicina foram convidadas a desenvolver formas práticas de criatividade com outras instituições na construção de um futuro de justiça, paz e sustentabilidade. Uma das formas práticas de criatividade foi dialogar com pessoas do mundo religioso e de tradições religiosas e refleti sinceramente sobre limitações e os limites morais da ciência e medicina, assim as instituições de ciência e medicina reavaliam seu papel para o próximo século.

Problemas atuais de Bioética/Leocir Pessini,Christian de Paul de Barchifontaine.-7.ed.São Paulo.Edições Loyola,2005

Ana Luiza Diniz disse...

Comitê de Bioética

O COMITÊ DE ÉTICA é uma instância colegiada, constituída pela instituição UNIFESP/EPM em respeito as normas da Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde.

O Comitê tem caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área da saúde, das ciências sociais e humanas, e usuários da instituição.

Tem se destacado na Universidade Federal de São Paulo pela intensa atuação na análise do crescente número de projetos de pesquisas realizados na instituição (cerca de 22.908 nos últimos 14 anos).

No campo da pesquisa em seres humanos, a Ética e a Bioética, defendem o princípio da justiça como um dos elementos indispensáveis à vida. A Bioética refere-se à justiça como elemento essencial nas relações humanas.


Bioética foi um termo criado há cerca de trinta anos com o intuito de impedir o mau uso dos avanços da Biologia Molecular (Conferência de Asilomar, EUA). Porém, o termo é muito mais abrangente, referindo-se aos problemas cotidianos na área da vida.

Fernando Henrique da Costa disse...

Desafiando gigantes:

Desafiando Gigantes foi produzido por membros da igreja americana Sherwood Baptist Church, a história retrata um fracassado treinador de futebol americano de uma escola que há seis anos não consegue levar seu time a um campeonato vitorioso, causando descontentamento entre os pais dos alunos que, obviamente, querem que ele abandone o cargo. Como sempre, o protagonista tem inúmeros outros problemas, como possuir um carro velho e em péssimas condições de uso e uma casa que praticamente esta caindo, além de possuir problemas que dificultam sua esposa a engravidar. Desacreditado e pronto para ser demitido, Taylor surpreendentemente se apega à bíblia, à palavra de Deus, mudando os rumos da história, após encontrar Jesus, tudo passa a dar certo para o até então fracassado treinador, mostrando assim que deus cuida de todos os seus filhos.

Fernando Henrique da Costa disse...

Reprodução assistida:

No nosso país, o número de pessoas que procuram clínicas especializadas em realizar reprodução assistida vem crescendo consideravelmente. Espera-se que um crescimento mais significativo ocorra em cidades que realizam gratuitamente esses processos, em hospitais públicos, como é o caso de São Paulo. Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especialistas, que tem como principal meta tentar viabilizar a gestação em mulheres que possuam dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades são ocasionadas por infertilidade do casal ou um de seus membros, isso pode trazer sérios prejuízos ao relacionamento conjugal, podendo resultar até mesmo em separação.
Sou a favor desses processos quando sua finalidade é reparar a infertilidade do casal, porém quando o motivo e ser mãe solteira,não aprovo pois acho que o bebê necessita ta presença do pai para poder formar sua personalidade.

Fernando Henrique da Costa disse...

Comitê de ética:

Tem como objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos que vão participar da pesquisa, sendo ele interdisciplinar, constituído por profissionais do meio, além de pelo menos um representante da comunidade, que terá que avaliar os projetos de pesquisa que envolvam a participação de seres humanos, eles vem para barrar idéias que irão infringir a ética, que poderão causar algum dano a sociedade.
São muito importantes, porém existem pessoas que compõem esses comitês e são corruptas, infelizmente nosso país tem que crescer muito em relação a isso.

Postar um comentário